Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Equipe do IFSP Campinas vence o 1º Hackathon Embrapa – Edição Campinas

  • Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2016, 09h34
  • Acessos: 1375

Aconteceu no último dia 19 de novembro a 1º Hackathon Embrapa – Edição Campinas, no campus da Unicamp, na Embrapa Informática Agropecuária em Campinas. A equipe TurtleIT (IFSP – Campinas) conquistou o primeiro lugar, seguida pela equipe ECAUnicamp (Unicamp) em segundo e pela equipe Time Limit Exceeded (USP) em terceiro. A maratona de programação desafiou os participantes a desenvolverem propostas de aplicativos móveis capazes de coletar, armazenar e processar informações para o diagnostico de doenças em cultivos agrícolas através de imagens digitais.

Da esquerda para direita: Professor Tiago Carvalho, alunos Vinicius Maimone Rossi, Bruno Galerani e Gabriel Viseli Barzagli, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá - Chefe geral da Embrapa e Martha D. Bambini - Analista e Presidente do Comitê Local de Propriedade Intelectual (CLPI)


As equipes precisaram apresentar as soluções criadas para uma Comissão Julgadora que avaliou a utilidade do aplicativo proposto, aplicabilidade da solução ao setor agropecuário, interface e experiência do usuário, criatividade, inovação e originalidade, qualidade do código, como clareza, modularização, facilidade de manutenção, documentação.

Para o Professor Doutor Tiago Carvalho, da equipe vencedora, “O processo de participação em um evento deste tipo foi extremamente importante não só para meus alunos, mas também pra mim como professor. Trabalhar para resolver um problema real, em parceria com meus alunos, de uma forma inovadora e em um curto espaço de tempo foi um desafio único que trouxe além de grande aprendizado, uma experiência que vou levar para toda a vida. Espero que seja o primeiro de muitos que virão pela frente”. A equipe TurtleIT IFSP é formada pelos alunos Bruno Galerani, Gabriel Viseli Barzagli e Vinicius Maimone Rossi, além do Professor Tiago.

Esquenta

No dia 22 de outubro a Embrapa Informática Agropecuária promoveu o Esquenta, com o objetivo de apresentar o desafio e promover a integração entre os participantes antes da 1º Hackathon Embrapa – Edição Campinas. Entre as palestras ministradas foram discutidos assuntos como desenvolvimento de aplicativos, processamento de imagens, design e fitopatologia (estudo das doenças das plantas). Durante o encontro, também foram realizadas oficinas onde as ferramentas que puderam ser utilizadas na idealização do aplicativo proposto foram apresentadas.

As três equipes classificadas (1º, 2º e 3º lugar), além da premiação de kits com arduíno e raspberry pi, power banks e pendrives, também foram contempladas com um programa de formação oferecido pela Embrapa, em parceria com a CI&T e a IMA, em Design Thinking, Ferramentas de IoT (Internet das Coisas) e Técnicas de Processamento de Imagens.

O 1º Hackathon Embrapa – Edição Campinas contou com apoio da Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp), Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), CoaShe, IMA, Baita Aceleradora e Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais - PCS/USP. O patrocínio é da Agrosmart, PCA, Promon Logicalis, Sidi-Samsung, CI&T e SP Ventures.

Texto: Ariana F. Gabriel

Da esquerda para direita: Professor Tiago Carvalho, alunosVinicius Maimone Rossi,Bruno GaleranieGabriel Viseli Barzagli, seguidos porSilvia Maria Fonseca Silveira Massruhá - Chefe geral da Embrapa  e por último a Martha D. Bambini - Analista e Presidente do Comitê Local de Propriedade Intelectual (CLPI)

registrado em:
Fim do conteúdo da página