Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

ProInd - Tecnologias 3D na Indústria

Publicado: Sexta, 11 de Julho de 2014, 11h40 | Acessos: 4697

O Programa ProInd (Tecnologias Tridimensionais na Indústria) faz uso da tecnologia de prototipagem rápida, utilizando  modelos virtuais computacionais produzidos por CAD (projeto auxiliado por computador) para a produção de modelos físicos com fidelidade absoluta. Essa técnica é comum na engenharia para o desenvolvimento de produtos para vários setores como a área automobilística, aeronáutica, naval e de bens de consumo, entre muitas outras. A partir do modelo virtual, o protótipo ou modelo físico é construído com a ajuda de máquinas que produzem os modelos por meio do depósito de camadas sequenciais de materiais específicos. Esses processos são conhecidos como prototipagem rápida e, mais recentemente, foram definidos como manufatura aditiva pela ASTM (American Society for Testing and Materials).

A Divisão de Tecnologias Tridimensionais do CTI oferece serviços tecnológicos para a indústria, apoiando o desenvolvimento de produtos e provendo soluções para aplicações convencionais e não convencionais da Prototipagem Rápida. Foram executados mais de 30 mil protótipos como serviço tecnológico para indústrias de todo o país.

Na área médica, a DT3D tem um dos maiores bancos de dados de aplicações de prototipagem no planejamento cirúrgico e diagnóstico. Já contribuímos para o planejamento de mais de 2.300 casos cirúrgicos, facilitando o planejamento da intervenção e construindo próteses específicas para cada caso.

 

Contato:
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: +55 (19) 3746-6231

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página