Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Microssistemas
Início do conteúdo da página

Apresentação - DMS

Publicado: Segunda, 23 de Junho de 2014, 11h29 | Acessos: 8757
Projetos
Linhas de Pesquisa
Equipe
Equipamento Multiusuário

A Divisão de Micro Sistemas é composta por um conjunto de ambientes de sala limpa com classificação ISO 4 (classe 10), ISO 5 (Classe 100) e ISO 6 (Classe 1000) que viabilizam a realização de processos de litografia e de fabricação de dispositivos e sensores especiais, entre outras aplicações específicas.

Na Divisão de Micro Sistemas são executados projetos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia de ondas acústicas superficiais para aplicação em telecomunicações, microfluídica e sensores e também desenvolve a prestação de serviços de fabricação de máscaras litográficas de alta resolução e de serviços de microfabricação e litografia em geral.

A DMS atua também em Nanotecnologia Aplicada e Instrumentação Científica, cujos objetivos são desenvolver pesquisa multidisciplinar nas áreas de síntese de nanomateriais e instrumentação científica para caracterização das interações das nanopartículas a nível molecular com aplicações nas áreas de nanotecnologia.

Os principais resultados obtidos, pela DMS, são:
• Desenvolvimento de um protótipo do sensor de umidade para medição de umidade em produtos alimentícios, conjuntamente com ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos. O sensor tem sua aplicação em medidas de umidade em produtos heterogênios;
• Desenvolvimento de um sensor de SAW de fase líquida;
• Deposição de filme de óxido de grafeno usando um spray de SAW de
uma única microgotícula. Os filmes obtidos serão usados como filmes sensíveis em nova geração de sensores;
• Utilização de SAW de alta potência para destruição de óxido de
grafite e formação de folhas de óxido de grafeno;

• Desenvolvimento de Biossensor para Doença de Chagas;

• Otimização do sistema de espectrometria fotoacústica.

• Obtenção de nanopartículas e nanofios de prata solúveis em água, com potencial uso em medicina, biossensores, tintas para impressão em substrato flexível, diagnóstico molecular, dispositivo fotônico e RFID .

• Instalação do sistema de sinterização por luz pulsada.



 

registrado em:
Fim do conteúdo da página