Minicurso 3 – Acessibilidade na matemática com multiplano
 

Resumo do que será apresentado:
O minicurso sobre acessibilidade na matemática com Multiplano será ministrado pelo Professor Rubens Ferronato, utilizando o Kit Multiplano. Ao criar o Multiplano, o Professor Rubens focou nos cegos, mas ao aplicá-lo em uma escola com um dos piores IDEB do Brasil, onde não haviam alunos com deficiência visual, em Brejo Santo no Ceará, transformou-a em umas das melhores do Brasil. Seu IDEB foi de 5,4 para 9,2 em apenas um ano de uso do Multiplano!

O Kit Multiplano refere-se ao aparelho didático destinado a auxiliar o aprendizado da matemática e estatística. É possível adotar uma perspectiva de educação regular e/ou inclusiva, que possibilita o manuseio por todos os estudantes.
É constituído por um tabuleiro retangular operacional no qual são encaixados pinos, fixados elásticos, hastes de corpo circular para sólidos geométricos, hastes para cálculo em funções ou trigonometria, base de operação, barras para gráficos de Estatística, disco circular que apresenta em sua periferia uma sequência de orifícios circulares, onde podem ser combinadas duas ou mais peças pertinentes a uma determinada operação matemática que se pretenda aprender e compreender por meio da visão e ou do tato.

O Multiplano possibilita que os conceitos matemáticos sejam percebidos no concreto. É prático, flexível e um grande aliado no aprendizado, especialmente para os alunos com baixa visão.


Objetivo:
Matemática é fácil! Este é o principal entre os objetivos do curso de capacitação de professores e alunos: proporcionar as ferramentas necessárias para ajudar a preparar o educador e alunos a usarem ferramentas facilitadora do aprendizado da matemática.


Metodologia:
O Multiplano é apresentado como alternativa concreta que facilita a aquisição do raciocínio matemático, ferramenta essencial a qualquer ser humano. Com ele, muitas são as possibilidades de uso, desde operações simples às complexas, o que permite que a matemática seja analisada sob enfoque global e não por parcelas separadas de conteúdo.
De acordo com os resultados alcançados, até o momento, este projeto visa preparar professores para atuarem com alunos que apresentam dificuldades para compreender a Matemática dos métodos já comprovados com a utilização do Multiplano.

Quando:
23/10 - Segunda-feira das 14h às 16h (40 vagas). Faça sua inscrição clicando aqui

 24/10 - terça-feira das 09h às 11h (40 vagas). Faça sua inscrição clicando aqui.

Público alvo:
Profissionais da educação