Minicurso 2 - Animação por computador: um pouquinho da Matemática por trás das cenas
 

Resumo do que será apresentado:
A matemática por trás da animação por computador.

 

Objetivo:
Há mais de 20 anos, com o lançamento de "Toy Story" (Disney/Pixar), em 1995, as animações por computador entretêm e encantam milhões de pessoas mundo afora. São tantas as histórias e emoções trazidas com o auxílio da Computação Gráfica que, muitas vezes, nem nos damos conta de quanta Matemática há por trás dessas superproduções do cinema.
Este minicurso tem como objetivo mostrar, de forma prática, por meio do uso de um software livre de Computação Gráfica (o traçador de raios "POV-Ray"), como a Matemática tem seu papel nos bastidores dos efeitos, cores e formas que possibilitam "dar vida" a personagens do cinema de animação.

 

Metodologia:
- Introdução a sistemas de coordenadas cartesianas no plano e no espaço;
- Desenho de objetos a partir de formas elementares, como esferas, caixas e cilindros;
- Posicionamento de objetos numa cena virtual simples;
- Posicionamento de câmera e luzes numa cena virtual simples;
- Experimentos com operações geométricas como translação, rotação e escala;
- Geração de sequências de imagens que, ao serem "agrupadas", transmitem a sensação de animação.

Quando:
25/10 - Quarta-feira das 14h às 17h (40 vagas)

Público alvo: A partir dos 11 anos

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