Barco robótico Iracema para coleta e monitoramento ambiental é lançado em solenidade de batismo pelo Governo do Ceará

 

O governador do estado do Ceará lançou, nesta sexta-feira (25), o barco robótico Iracema (Instrumentos Robóticos Autônomos para Coleta e Monitoramento Ambiental). O evento aconteceu no píer do Rio Cocó, em Fortaleza.


 

Foto do barco robótico Iracema em movimentoA solenidade de bastismo do barco robótico Iracema: Instrumentos Robóticos Autônimos para Coleta e Monitoramento Ambiental ocorreu nesta sexta-feira, 25/08 às 09h00 em Fortaleza, pelo Governador do Ceará, Camilo Santana. 
O barco Iracema, produzido pelo CTI Nordeste, é capaz de fazer análise e monitoramento das águas dos mananciais do Ceará. O equipamento pode ser utilizado em águas costeiras (mares) e interiores (rios, lagoas etc), além de realizar batimetria, mensuração da profundidade das massas de água (oceanos, mares, lagos etc.) para determinação da topografia do leito. O equipamento possui operação autônoma e capacidade para execução de sensoriamento científico, coleta de amostras e monitoramento de reservas ambientais, sendo o primeiro barco destinado à operação em regiões costeiras. É caracterizado por compreender uma arquitetura integrada de software, para coordenação e controle.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto