COVID-19: União entre CTI e empresas resulta na produção e distribuição de mais de 600 máscaras de proteção “face shield”


Pesquisadores montando as máscarasDesde a notificação dos primeiros casos do novo coronavírus no país, o CTI Renato Archer se uniu a empresas e outras entidades para produzir máscaras de proteção facial do tipo “face shield”. As máscaras de proteção estão sendo fabricadas para auxiliar a demanda dos hospitais que estão atendendo os casos graves de COVID-19 . Até o momento, mais de 600 máscaras foram produzidas e distribuídas para hospitais e centros de saúde da região metropolitana de Campinas (SP) e de outras regiões do país.

As máscaras de proteção do tipo “face shield” são formadas a partir de três peças: uma espécie de “tiara” de poliamida que estão sendo impressas pelo processo de Sinterização Seletiva a Laser (SLS) no Núcleo de Tecnologias Tridimensionais do CTI; uma placa de PVC transparente, que foram fornecidas pelo Grupo de Amigos Voluntários da Rhodia/Solvay Group e pela NJ Home Decor e cortadas pela empresa CAD Service; e por um elástico em poliéster (da empresa Real Especialidades Têxteis) que ajuda a fixar o equipamento no profissional.

A equipe de pesquisadores e colaboradores do Núcleo de Tecnologias Tridimensionais do CTI também é responsável pela montagem final das máscaras e distribuição do equipamento proteção individual que serve de complemento para as máscaras comumente utilizadas pelos profissionais de saúde. A previsão é de que pelo menos 2.200 máscaras sejam produzidas e distribuídas em hospitais.  

As entidades interessadas em receber as máscaras ou colaborar com o projeto, podem entrar em contato pelo email dirin@cti.gov.br.

Arte com logos das entidades participantes

Entidades participantes do projeto de produção de máscaras de proteção

Na imagem, quatro mulheres vestidas de jalecos azuis, máscaras descartáveis e máscaras face shield feitas pelo cti sorriem. Ao fundo, sala de hospital.

Equipe médica do Hospital de Paulínia (SP) utilizam a máscara de proteção do projeto

Pesquisadores montando as máscaras

Equipe do CTI em montagem das máscaras (Imagem: ASCOM/MCTIC)

Assessoria de Imprensa do CTI Renato Archer
Cleide Elizeu - Jornalista Científica
E-mail: cleide.elizeu @cti.gov.br
Tel: (19) 3746.6038
Cel: (19) 98801.2773