Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI

imagem aerea do ctiO Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações  (MCTI) que desde sua criação, em 1982, atua em parceria com agentes do setor privado, da academia e do governo para promover ambiente propício à geração de inovações em processos e produtos, visando o fortalecimento da indústria nacional.

Ao longo de sua trajetória, o CTI Renato Archer criou e aperfeiçoou competências técnicas capazes de atender demandas dos variados setores socioeconômicos tais como: Tecnologias Tridimensionais, Robótica e Visão Computacional, Tecnologias e Metodologias para Modelagem de Processos, Tecnologias de Superfícies de Interação e Displays, Tecnologias para Concepção de Sistemas de Hardware, Empacotamento Eletrônico e Qualificação de Produtos Eletrônicos, Tecnologias para Melhoria de Processos de Software e de Segurança de Sistemas de Informação, entre outras.

Esse conjunto de competências se organiza em torno de projetos de interesse do setor acadêmico, industrial, de serviços e também do Governo, os quais são executados em uma infraestrutura laboratorial de alta complexidade e em permanente atualização.

As ações de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico do CTI Renato Archer são desenvolvidas com base no planejamento estratégico do MCTIC e com foco em quatro principais eixos temáticos: Indústria 4.0, Saúde Avançada, Tecnologias Habilitadoras e Governo Digital.

Esse modelo de atuação estimula a integração das competências técnicas internas, e de parceiros, para a finalidade principal de contribuir com o avanço da capacidade produtiva do país e da melhoria das condições para a promoção de inovações de interesse da sociedade.

 

Missão do CTI: Gerar, aplicar e disseminar conhecimentos em Tecnologia da Informação, em articulação com entes públicos e privados, promovendo inovações que contribuam para o desenvolvimento humano e atendam às necessidades da população brasileira.

 

Visão: Ser reconhecido como o Centro de referência em Tecnologia da Informação.